Páginas

Quem sou eu

Minha foto
Bacharel em Educação Física pela Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC, pós-graduada(Lato Sensu) em Fisiologia do Exercicio - Prescrição na Universidade Gama Filho - UGF. Daiane da Rosa (CREF 015812-G/RS)

quinta-feira, 11 de julho de 2013

QUANTO MAIOR QUANTIDADE DE MASSA MUSCULAR MAIS QUEIMO GORDURA. POR QUE?

O tecido muscular é o que gasta mais energia no nosso organismo. Isso ocorre devido ao músculo possuir uma alta atividade metabólica e a taxa metabólica basal (TMB), que é o gasto energético em situação de repouso, está diretamente relacionada à massa livre de gordura (massa muscular magra) presente no organismo. Portanto, quanto maior a massa livre de gordura, maior será a quantidade de calorias totais, incluindo gordura, consumidas em um dia. Considerando que as mulheres tendem a ter uma menor massa muscular magra e maior massa adiposa que os homens, nelas a TMB tende a ser mais baixa que em homens, mesmo com o peso semelhante, devido à isso a importância da prática de musculação para mulheres. Essa prática fará com que aumente a quantidade de massa muscular, ocasionando um gasto de gordura maior com o aumento do metabolismo.

Muitos outros fatores afetam a TMB, entre eles:

- Idade: a TMB diminui gradualmente com o passar do tempo, em geral por causa do decréscimo na massa livre de gordura (massa muscular magra). Pessoas acima dos 40 anos devem realizar a prática de exercícios com pesos, indiscutivelmente. Porque a partir desta idade as alterações que vem com algumas doenças degenerativas ocorrem com maior velocidade.

- Temperatura Corporal: a TMB aumenta com o aumento da temperatura. Ou seja, durante os exercícios ocorre naturalmente o aumento do metabolismo e com o aumento da massa muscular (que gera calor) continua aumentada em repouso. Então, quanto mais massa muscular = mais calor, quanto mais calor = mais aumentada a TMB.

- Estresse psicológico: o estresse aumenta a atividade do sistema nervoso simpático, o que aumenta a TMB. O que não ocorre somente com a pratica de exercícios, e ao contrário, estresse psicológico aumentado, traz alterações negativas para o organismo, como aumento do cortisol (visto anteriormente Veja aqui ). Mas podemos relacionar com o rubor nas bochechas quando ficamos nervosos ou envergonhados com algo. Isso é um fator psicológico presente.

- Hormônios: como exemplo, tanto a tiroxina da glândula tireóide como a adrenalina da medula supra-renal aumentam  a TMB. 

Por isso, pessoal (principalmente as mulheres) antes de criticar a academia ou o seu personal trainer quando insistem em treinar vocês para o ganho de massa muscular para que vocês percam gordura (e não peso) eles sabem o que estão fazendo. Muitas vezes BALANÇA não é sinônimo de SAÚDE.

                                                          Fonte: Google Imagens 

REFERÊNCIA:

Wilmore, JH. Fisiologia do Esporte e do Exercício. Barueri, SP: Manole, 2010


Nenhum comentário:

Postar um comentário